email de fim de ano

Sobre o processo criativo:

Escrever um cartão de ano novo não é necessariamente uma idéia nova, é claro, mas eu realmente queria fazer um e, mais importante, queria que fosse algo original. Algo que realmente inspirasse as pessoas ou, ao menos, falasse diretamente para elas.

O texto é o resultado de meu próprio desinteresse pela maior das mensagens de fins-de-ano que vemos. Tornaram-se tão repetitivas, óbvias – previsíveis, de fato – que acabaram perdendo o valor, mesmo que tivessem alguma mensagem interessante a transmitir. Por isso pensei: “E se eu fizer algo novo? E se eu conseguir escrever um texto rápido, mas eficaz, que transmita o que realmente desejo para as pessoas e que, ao mesmo tempo, seja completamente novo?” Foi assim que consegui que consegui escrever em algumas linhas o que precisava transmitir de forma original, sem cair na pieguice comum a esse tipo de mensagens.

A finalização foi a parte mais difícil. Eu tinha o texto pronto, não havia mais o que mexer nele, mas qual seria o fundo perfeito para um cartão? A dificuldade estava justamente em encontrar ou desenvolver uma imagem que se adequasse ao clima e que tivesse, bem como o texto, uma linguagem nova, completamente original. Fotos minhas ou um desenho original estavam fora de questão porque uma coisa que remontasse demais a mim cairia na inevitabilidade do ego, e a idéia do cartão é justamente transmitir algo, e não espelhar o criador da obra, mesmo que apenas em parte. Decidi buscar na natureza esses elementos que deveriam compor o cartão – beleza, atemporalidade e, claro, originalidade. Foi então que surgiu a idéia de uma praia tendo o céu em fim-de-noite ao fundo. Escolhi a foto de uma reserva natural no sul de Santa Catarina, onde muitas pessoas se reúnem para acampar, relaxar e estar em contato com a natureza.

Eu já tinha tudo o que precisava, e a diagramação do texto sobre a foto ocorreu quase naturalmente.

Tags: Sarcasmo, Zaffari, Emoções à flor da pele

Feliz Ano Novo!

Leave a Reply

